top of page

Viajando com Josué


Josué

Vamos viajar com esse personagem bíblico e aprender muitas lições.

Comece explicando para as crianças que Josué recebeu uma nova função:

- Josué fica como líder no lugar de Moisés quando o povo de Deus estava viajando em direção a Terra Prometida. Veja o que diz o texto de Josué 1: 1-2

"Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas."

Explique que cada cristão também recebeu uma função que devemos fazer todos os dias.


Brilhar a luz de Jesus

Faça mochilas de papel (já que estamos viajando e conhecendo a história desse personagem) e coloque uma plaquinha de papel escrito:

"Você nasceu para brilhar!" Essa foi uma ordem de Jesus para todo cristão conforme o texto de Mt. 5: 16

"Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus."


Josué e o povo de Deus estavam numa longa jornada e não podiam parar. Deus ordenou que:

"Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas." Josué 1:2

Eles não podiam ficar parados, tinham que atravessar o Rio Jordão, andar no deserto sempre no caminho que Deus ia mostrando.


caminhada

Nós também estamos em uma caminhada e não podemos desistir. Mesmo que enfrentemos dificuldades precisamos perseverar em nossas tarefas, na escola, na igreja...

Só vence quem persevera até o fim.

O significado do nome Josué é: "guerreiro, líder, espião". Josué era guerreiro e líder do povo, de sua família e isso estava em sua identidade.


Identidade de Filho de Deus.

Nós também temos uma identidade quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, a de "Filhos Amados de Deus".

Essa identidade traz a responsabilidade de fazermos o que é correto e não nos deixar levar por coisas que desagradam o coração de Deus.


Deus deu mais uma instrução para Josué:

"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido." Josué 1:8

A ordem era sempre meditar na Palavra de Deus e para se esforçar para fazer o que ela ensina.


Aprender juntos

Nós também devemos sempre meditar na Palavra de Deus todos os dias buscando fazer tudo o que ela ensina. Você não deve deixar de frequentar os cultos infantis, aulas da Escola Bíblica, do Culto no Lar, reunião de célula, etc.

Nessas reuniões nós podemos aprender junto com outros cristãos e isso é muito bom!


Deus disse para Josué não desanimar pois sempre estaria com ele:

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1:9


dia e noite

Jesus também prometeu que estaria conosco:

"... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." Mateus 28:20


mochilas

Para terminar memorize o versículo de Josué 1:9a

"Seja forte e corajoso!"


Josué 1:9

Veja no link abaixo o vídeo dessa ministração.

Deus abençoe!




.

4.344 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page