Setembro Amarelo Kids


setembro amarelo kids

No Setembro Amarelo Kids desejamos promover o diálogo junto aos pais, professores, educadores e principalmente as crianças sobre a importância se se observar, conversar e lidar com suas emoções.

Essa proposta tem como objetivo trabalhar preventivamente o suicídio infantil buscando tratar esse tema de maneira lúdica a fim de que as crianças adquiram o hábito de pensar, falar sobre suas emoções buscando compreender os seus sentimentos de tristeza, medo, insegurança, etc.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23).

O coração é o símbolo das emoções e a Bíblia está nos aconselha aprender a lidar com nossa mente, com nossas emoções, não permitindo que coisas externas nos afetem.


Turma da Saúde Emocional

“O Centro de Valorização da Vida (CVV), criador da campanha Setembro Amarelo, defende a importância de falar do tema desde a infância, para que tenhamos adolescentes emocionalmente saudáveis. O Centro ressalta a importância de discutir esse assunto nas escolas.”

Fonte: Fonte: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1876/setembro-amarelo-15-conteudos-que-incentivam-a-prevencao-ao-suicidio

Como Educadores Cristãos precisamos nos voltar para e importância e relevância desse tema também nos engajando nessa causa.

A proposta que trago para vocês é realizada através de personagens criados para o desenvolvimento desse tema. Através deles vamos propor histórias, dinâmicas, jogos e brincadeiras voltadas para a saúde emocional de nossos pequenos. Toda essa nossa proposta é baseada na Palavra de Deus que será nosso guia nesse propósito.


Laço Amarelo

O que significa o mês de Setembro Amarelo?

O mês Setembro Amarelo é uma grande ação conjunta de diferentes esferas da sociedade. Ele visa levar conscientização e informação para todas as pessoas, possibilitando prevenir novos casos de suicídio por meio da educação e uma conversa aberta sobre esse tema.

Fonte: https://beecorp.com.br/blog/setembro-amarelo-saude-mental/

Como está a saúde emocional de nossas crianças?

Segundo o Psiquiatra Luís Rajos Marcos “Nossos filhos estão em um estado emocional devastador!”

“Nos últimos 15 anos, os pesquisadores nos deram estatísticas cada vez mais alarmantes sobre um aumento agudo e constante da doença mental da infância que agora está atingindo proporções epidêmicas: As estatísticas:

· 1 em cada 5 crianças tem problemas de saúde mental;

· um aumento de 43% no TDAH foi observado;

· um aumento de 37% na depressão adolescente foi observado;

· um aumento de 200% na taxa de suicídio foi observado em crianças de 10 a 14 anos.”

Fonte: https://marista.edu.br/patosdeminas/wp-content/uploads/2018/06/Texto-para-os-pais-H%C3%A1-uma-trag%C3%A9dia-silenciosa-em-nossas-casas.pdf

“Dados atuais da publicação Mapa da Violência baseada em dados coletados pelo Ministério da Saúde, entre 2002 e 2012 houve um aumento de 40% no suicídio de crianças com idades entre 10 e 14 anos, e de 33,5% entre jovens de 15 a 19 anos.”

Fonte: https://geracaoamanha.org.br/prevencao-suicidio-infantil-adolescente/

Tudo isso relatado acima deve nos colocar em estado de alerta com relação a saúde emocional de nossos pequenos.

Estamos juntos nessa nobre causa.

Deus abençoe.

195 visualizações

 Brasil - Paraná - Curitiba: Caixa Postal 4029 CEP: 82501970  © Mara Melnik 2020 Todos os Direitos Reservados