Setembro Amarelo Kids

No Setembro Amarelo Kids desejamos promover o diálogo junto aos pais, professores, educadores e principalmente as crianças sobre a importância se se observar, conversar e lidar com suas emoções.
Essa proposta tem como objetivo trabalhar preventivamente o suicídio infantil buscando tratar esse tema de maneira lúdica a fim de que as crianças adquiram o hábito de pensar, falar sobre suas emoções buscando compreender os seus sentimentos de tristeza, medo, insegurança, etc.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23).
O coração é o símbolo das emoções e a Bíblia está nos aconselha aprender a lidar com nossa mente, com nossas emoções, não permitindo que coisas externas nos afetem.

“O Centro de Valorização da Vida (CVV), criador da campanha Setembro Amarelo, defende a importância de falar do tema desde a infância, para que tenhamos adolescentes emocionalmente saudáveis. O Centro ressalta a importância de discutir esse assunto nas escolas.”
Fonte: Fonte: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1876/setembro-amarelo-15-conteudos-que-incentivam-a-prevencao-ao-suicidio
Como Educadores Cristãos precisamos nos voltar para e importância e relevância desse tema também nos engajando nessa causa.
A proposta que trago para vocês é realizada através de personagens criados para o desenvolvimento desse tema. Através deles vamos propor histórias, dinâmicas, jogos e brincadeiras voltadas para a saúde emocional de nossos pequenos. Toda essa nossa proposta é baseada na Palavra de Deus que será nosso guia nesse propósito.

O que significa o mês de Setembro Amarelo?
O mês Setembro Amarelo é uma grande ação conjunta de diferentes esferas da sociedade. Ele visa levar conscientização e informação para todas as pessoas, possibilitando prevenir novos casos de suicídio por meio da educação e uma conversa aberta sobre esse tema.
Fonte: https://beecorp.com.br/blog/setembro-amarelo-saude-mental/
Como está a saúde emocional de nossas crianças?
Segundo o Psiquiatra Luís Rajos Marcos “Nossos filhos estão em um estado emocional devastador!”
“Nos últimos 15 anos, os pesquisadores nos deram estatísticas cada vez mais alarmantes sobre um aumento agudo e constante da doença mental da infância que agora está atingindo proporções epidêmicas: As estatísticas:
· 1 em cada 5 crianças tem problemas de saúde mental;
· um aumento de 43% no TDAH foi observado;
· um aumento de 37% na depressão adolescente foi observado;
· um aumento de 200% na taxa de suicídio foi observado em crianças de 10 a 14 anos.”
“Dados atuais da publicação Mapa da Violência baseada em dados coletados pelo Ministério da Saúde, entre 2002 e 2012 houve um aumento de 40% no suicídio de crianças com idades entre 10 e 14 anos, e de 33,5% entre jovens de 15 a 19 anos.”
Fonte: https://geracaoamanha.org.br/prevencao-suicidio-infantil-adolescente/
Tudo isso relatado acima deve nos colocar em estado de alerta com relação a saúde emocional de nossos pequenos.
Estamos juntos nessa nobre causa.
Deus abençoe.