Quebra cabeça do corpo humano

Atualizado: Fev 18

Caro professor com esse jogo você vai deixar suas aulas de ciências mais divertida! Esse quebra cabeça possui duas utilidades: você pode usá-lo para explicar a localização de cada órgão e sistema dentro do corpo humano e também para a fixação do que foi ensinado, o que acontece quando as crianças realizam a montagem do eco brinquedo.

Faixa etária: a partir dos 8 anos.




Esse jogo foi feito de papelão grosso(caixa de geladeira),  utilizei também os dois lados: de um lado para o jogo da corrida e do outro para o quebra cabeça(foto).

Você pode fazer do tamanho que quiser, o exemplo acima tem mais de 1 metro de altura.


1º Passo

Procure um desenho do corpo humano onde aparecem os órgãos ou aparelho que você quer trabalhar com seus alunos. Amplie o desenho e passe com a ajuda de um carbono para o papelão. Faça a mesma coisa com os órgãos internos do corpo. Recorte os órgãos, deixando a parte vazada para o encaixe das peças.



Você pode usar estilete para cortar o papelão mais grosso. Faça essa parte com muito cuidado, pois os órgãos que estão sendo recortados serão encaixados posteriormente nessa mesma peça.






2º Passo

Depois de recortar todos os órgãos pinte-os com as cores indicadas no modelo.





3 º Passo

Cole outra parte de papelão atrás do desenho vazado (ela fará fundo para o quebra cabeça). Utilize fita crepe para deixar as bordas bem coladas. Pinte de uma cor escura. 





4º Passo

Pinte também o desenho do corpo humano que você passou para a folha grande de papelão.


Eco Dica: Para fazer essa pintura eu usei restos de tintas que sobraram da última pintura que fiz em casa. As cores mais fortes eu fiz acrescentando corantes para esse tipo de tinta. Fica bem mais barato e ecológico.


5º Passo

Faça os olhos e os contornos com caneta preta para retroprojetor. Capriche nos detalhes. Você pode por nas bordas fita para caixa de papelão para dar um bom acabamento e para proteger as bordas do seu quebra cabeça.

Eco Dica: os acabamentos são muito importantes no eco brinquedo, eles devem deixar o brinquedo bonito, atraente e resistente. 

Obs.. Alguns órgãos vão ficar por cima(coração, e rins), por isso eles precisam ser confeccionados separadamente e vão necessitar de velcro para que sejam encaixados de maneira correta no desenho.






Dica 1 - Na parte de trás você pode fazer pode fazer o jogo da corrida com perguntas sobre os órgãos.







Dica 2 - Para o trabalho de voluntariado que desenvolvemos semanalmente nos hospitais, confeccionei o mesmo brinquedo em eva que pode ser higienizado conforme as regras da CCIH (controle de infecção hospitalar). 

 Brasil - Paraná - Curitiba: Caixa Postal 4029 CEP: 82501970  © Mara Melnik 2020 Todos os Direitos Reservados