top of page

Festa da Reforma

Atualizado: 20 de out de 2021


Festa Reforma

"Há muitos e muitos anos, a Igreja ensinava que as pessoas deveriam fazer coisas para merecer a salvação e o perdão dos seus pecados. O que vocês acham que as pessoas deviam fazer? (Incentive a participação e reforce as boas obras). Mas a coisa piorou ainda mais quando chegou a compra das indulgências. (Peça para as crianças repetirem essa palavra e explique que a indulgência, ou o perdão dos pecados, era dada a quem fizesse as coisas certinhas para merecer ou para quem poderia comprar).

Em meio a tudo isso vemos um monge chamado Martinho Lutero. Ele morava na Alemanha. Lutero queria muito agradar a Deus, mas sempre se sentia culpado, com medo e isso lhe causava muito sofrimento. Ele pedia perdão a Deus toda hora e nunca se sentia perdoado, porque achava que não merecia, mesmo se esforçando tanto para ser uma boa pessoa." (Revista Ultimato Online)


Martinho Lutero

Lutero começou a estudar mais e mais a Palavra de Deus. Ainda bem que ele tinha acesso à Bíblia, poucas pessoas tinham esse privilégio, não só porque tinham poucos exemplares, mas também porque não eram escritas na língua do povo. Lutero estudou, buscou a Deus de todo coração. E um dia ele leu: “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). Uau! Finalmente Lutero entendeu que por ele mesmo não tem como ser justo, mas a salvação vem pela fé, pela fé em Jesus. Que alívio! (Mostre as palavras perdão, salvação e segurança e peça para as crianças dizerem o que essas palavras tem a ver com o que aconteceu com Lutero).

E agora, essa descoberta ficaria só para ele? De jeito nenhum! Lutero continuou seus estudos e escreveu 95 pontos que a igreja estava errando e que precisava corrigir. Ele foi até a porta principal da igreja e pregou lá. Esse era o costume da época, a porta da igreja era tipo um mural para a cidade. Isso aconteceu no dia 31 de outubro de 1517." (Revista Ultimato Online)


Cinco ensinos da Reforma

"No começo, parecia que ninguém se interessou, mas poucos anos depois essa boa notícia se espalhou e as pessoas começaram a seguir as ideias de Lutero. Isso não agradou a liderança da igreja. Lutero foi perseguido e corria perigo de morte. Eles pediram para Lutero negar o que tinha escrito e o que estava ensinando, Lutero disse que até poderia fazer isso se eles o convencessem, usando a Bíblia, que o que ele estava falando era errado. Mas eles não puderam fazer isso, não é crianças? Então, Lutero e outros tantos foram chamados de protestantes."(Revista Ultimato Online)

Os cinco principais ensinos da Reforma Protestante

• Somente a Escritura (Sola scriptura): tudo o que somos, cremos e tudo o que fazemos precisa estar em obediência ao que a Bíblia diz. Ela é a Palavra de Deus, somente ela! (2Tm 3.16-17)


• Somente Jesus (Solus Christus): não existe outra forma de termos o relacionamento consertado com Deus a não ser por meio de Jesus Cristo. (1Tm 2.5)


• Somente a graça (Sola gratia): graça é um presente que a gente não merece. Não somos salvos pelo que fazemos. A salvação é de graça, pela graça. Quem pagou o preço foi Jesus, na cruz, morrendo pelos nossos pecados. (Ef 2.8-9)


• Somente a fé (Sola fide): para sermos salvos, é preciso ter fé em Jesus Cristo. É Deus que nos dá fé suficiente para crermos em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor: a fé é dom de Deus. (Gl 3.11)

• Glória somente a Deus (Soli deo gloria): tudo o que fazemos (tudo mesmo) é para glória de Deus, ele deve ser sempre o primeiro em tudo. (1Co 10.31) (Revista Ultimato Online)

APLICAÇÃO PRÁTICA

Vamos aplicar esses cinco preciosos ensinos na vida das crianças utilizando as reformas e as ferramentas como exemplo.


ferramentas

Para essa parte da ministração faça as ferramentas e as coloque dentro de uma caixa. Você pode fazer tijolos com caixas de leite como esses que aparecem na foto acima.

Diga para as crianças que Deus continua trabalhando em nossas vidas assim como um construtor e que para essa obra ele usa ferramentas.

Oba!!Deus está reformando minha vida.


Ferramentas

MARTELO- SOMENTE AS ESCRITURAS

2Tm 3.16-17 e Jr. 29:23b

Na Palavra de Deus está escrito tudo o que devemos fazer. Ela é nosso guia. Devemos ler e aplicar o que aprendemos na Bíblia em nosso dia-a-dia.

SERROTE- SOMENTE JESUS

1 Tm. 2:5

Jesus é o único caminho que leva o homem até Deus.

FURADEIRA- SOMENTE A GRAÇA

(Ef 2.8-9)

Deus nos alcançou por sua graça, seu amor. Não há nada que possamos fazer para merecer essa salvação, é algo gratuito.

PARAFUSO- SOMENTE A FÉ

(Gl 3.11)

Deus nos dá a fé para crermos nele.

CHAVE DE FENDA- GLÓRIA SOMENTE A DEUS

(1Co 10.31)

Toda a glória é deve ser dada a Deus.

LEMBRANÇAS E ATIVIDADES

atividades

Capacete

lembrança

Deus abençoe.

Mara Melnik





10.564 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page