Como trabalhar folclore na Educação Confessional Cristã
- maramelnik
- 14 de ago.
- 2 min de leitura

Todo mês de Agosto eu converso com Professoras que me perguntam sobre como trabalhar o folclore.
Como nação brasileira encontramos em nossa cultura muitos aspectos que não refletem os princípios e valores da fé cristã. Muitas lendas, parlendas, canções e outras manifestações folclóricas que relatam acontecimentos do imaginário coletivo envolvendo situações em que pessoas, animais e até seres sobrenaturais agem fora dos padrões e das verdades estabelecidas por Deus em sua Palavra – a Bíblia.
Em contrapartida na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) o folclore aparece como tema transversal através da competência geral que trata da identidade. Ela preconiza que o incentivo do estudo do folclore existe para ajudar os alunos a compreenderem a própria cultura e a de outros povos, valorizando e criando arte e cultura.

Como podemos proceder em sala de aula então?
Durante o desenvolvimento desses temas devemos estar atentas para encontrar oportunidades onde possamos relacionar alguns elementos das manifestações folclóricas com ensinamentos bíblicos.
Podemos utilizar temas como a importância da família, da comunidade, do amor ao próximo, do respeito, da proteção da natureza, na medida em que eles vão surgindo.
Devemos buscar em Deus sabedoria para sempre ensinar as crianças de forma contextualizada e respeitosa, levando sempre em conta os princípios e valores encontrados na Palavra de Deus.
Preparamos uma proposta para você aplicar o que estamos conversando até esse presente momento.

Assim como acontece no folclore, durante muitos anos o povo de Israel transmitia os grandes feitos do Senhor através da cultura oral.
"o que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais"
O texto acima é uma referência ao versículo bíblico Salmos 78:3-4.
A passagem bíblica incentiva a transmissão de conhecimentos e experiências das gerações mais velhas para as mais novas de forma oral, com o objetivo de preservar a história, os ensinamentos e os feitos de Deus.
A proposta é buscar no folclore brasileiro oportunidades para trabalharmos conjuntamente os valores cristãos.
Como exemplo podemos citar a lenda "A onça e o Veado" que tinham sérios problemas de convivência. Esse contexto é perfeito para mostrar o valor de vivermos em comunhão.
O que você achou da ideia?
Se você precisa de algum material de apoio na educação confessional, dê uma olhada no nossa plataforma ' Pedagogia Cristã' onde você vai encontrar materiais que unem o trabalho em sala de aula com mensagens bíblicas. Inclusive, nessa plataforma você vai encontrar um material sobre folclore para você trabalhar. Conheça mais no link:
Um grande abraço à todas.











Comentários