Quando falamos da correção já nos vem à mente que as crianças não vão gostar de nossas aulas ou até mesmo da gente. Vença essa vaidade e deixe esse gostar de você de lado pois, com o tempo ela vai entender sua linguagem do amor através da disciplina. Encaremos o fato de que não gostamos de disciplinar as crianças do MI pois, inconscientemente achamos que esse não é nosso papel, que os pais deveriam ensinar seus filhos antes de vir a igreja e isso é bem verdade.
Mas como não podemos fugir dessa incumbência você vai precisar criar e estabelecer limites primeiramente. Esses limites devem ficar bem claros para crianças e suas famílias. Aliás o apoio das famílias é imprescindível nesse processo ok? Depois desses limites criados você deve criar mecanismos para eles sejam cumpridos e recompensas caso as crianças se adaptem ao processo.
Mãos à obra!!!
Hoje quero apresentar para vocês, as caixas do comportamento. Através delas vamos fazer os combinados do Ministério Infantil. Para desenvolver esses combinados vamos utilizar as cores de semáforo que serão colocadas nas caixas. O professor pode trazer alguns combinados que ele acha importante e, junto com as crianças elaborar os outros que acharem necessário. É importante que elas elaborem combinados também.
A base bíblica que vamos utilizar está em Tiago 1:5 que fala sobre sabedoria.
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente,,," Tiago 1:5
Devemos dizer para as crianças que os sábios são aqueles que possuem sabedoria. Que podemos pedir a Deus que nos ajude a sermos sábios.
Saber a maneira correta de nos comportarmos nos diferentes lugares também nos torna sábios. Vamos aprender como devem ser esses comportamentos?
Nessa caixa encontramos os comportamentos que podemos seguir fazendo.
Na amarela encontramos atitudes que nos coloca em estado de alerta, ou seja, muito cuidado e atenção.
Na caixa vermelha são as atitudes que precisam parar de fazer com muita urgência. No vídeo abaixo você pode aprender como aplicar essa dinâmica.
Agora chegou a hora de implantar suas ações de manutenção da disciplina previamente planejadas. Prepare um material visual, tenha sempre uma base bíblica e mãos à obra!
Diga para as crianças como as coisas vão funcionar a partir de agora. Explique o se ganha e o que se perde quando as coisas não acontecerem como o previsto.
Deus abençoe
Mara Melnik