Projeto de Prevenção

Atualizado: 13 de jan. de 2020



Projeto Para Prevenção ao Abuso Sexual Infantil: corpo e higiene

Tema: Prevenção ao Abuso Sexual Infantil Corpo e Higiene

Objetivos:

  • Desenvolver junto a criança a prevenção ao abuso sexual infantil através dos cuidados com seu corpo durante o período de sua higiene pessoal.

  • Identificar e nomear partes básicas do corpo, em especial as partes íntimas.

  • Ensinar as crianças sobre o Toque do Sim e o Toque do Não

Vamos conhecer mais sobre o assunto:

Mais de 17,5 mil crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violência sexual no Brasil em 2015, quase 50 por dia durante um ano inteiro. Os números são relativos às denúncias feitas ao Disque-Denúncia Nacional, Disque 100, e foram divulgados no último dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Sabemos que os números, já alarmantes, não representam a totalidade da violência. Estima-se que 36% das meninas e 27% dos meninos até os 12 anos de idade passaram, estão passando ou passarão por alguma situação de violência sexual (OMS). Dados do Ministério da Saúde mostraram que a violência sexual em crianças de 0 a 9 anos de idade é o segundo maior tipo de violência mais característico nessa faixa etária e que das notificações de 2011, 22% se referiram a crianças abaixo de 1 ano. Sim, infelizmente essa faixa etária é atingida e ainda mais vulnerável, já que os sinais e comportamentos que podem sinalizar abuso sexual nos bebês são ainda mais difíceis de reconhecer.

Fonte: https://www.pipoefifi.com.br/pipoefifiparabebes


hora banho

Tá na hora do banho

(Paródia de atirei o pau no gato)

Na hora do seu bainho, nho, nho

Você deve, ve, ve

Se lavar, var, var

O pezinho, nho, nho

O rostinho, nho, nho

Nessas partes os amigos podem tocar

Mas existem algumas partes, tes, tes

Que ninguém, guém, guém

Vai tocar, car, car

Nos peitinhos, nhos, nhos

No bumbum, bum, bum

No fazedor de Xixi não vai tocar.


Super Juju

Hora da História- meninas

A Juju é uma menina assim como vocês.

Ela gosta de brincar, de correr, de fazer amigos, ou seja, se divertiiiiir!!!!

A mãe da Juju ensinou muita coisa legal pra ela.

Mas sabe qual é a coisa que a Juju mais gostou?

Sua mãe lhe ensinou que ela é especial! Que ela é um super-heroína.

- Como assim mamãe? – perguntou Juju quando ela lhe disse isso.

Mamãe respondeu:

- Você é minha super heroína porque está aprendendo mais coisas a cada dia que passa. Quando o Papai do Céu deu você para a mamãe você não sabia falar, nem andar, não sabia comer sozinha..., mas agora veja, quantas coisas você já aprendeu não é mesmo?

Juju ficou toda orgulhosa de si mesma e achou que a mamãe tinha razão.

- E hoje é dia de você aprender mais uma lição minha Super Juju.

- Sério? Que legallll! O que você quer me ensinar hoje mãe.

- Hoje vamos falar sobre sua autoestima e higiene pessoal. Todos os dias você precisa: lavar as mãos, escovar os dentes, pentear o cabelo, trocar as roupas sujas por outras limpas e... tomar banho.

- Mas o que autoestima mamãe?

- É gostar de si mesmo, cuidar do seu corpo, se respeitar e não deixar que as pessoas façam mal para você. É saber que você é especial e única e que o Papai do Céu te fez com muito amor.

- Eu tenho me esforçado para cuidar do meu corpo mamãe. Estou tentando fazer tudo bem certinho.

- Muito bem filha. Está na hora do seu banho. Vamos lá. Pegue sua toalha e já pro chuveiro.

Juju rapidamente tirou sua roupa e entrou debaixo do chuveiro com sua esponja e sabonete.

Durante o banho a mãe do Juju ensinou para ela uma música muito legal explicando que existem partes de seu corpo que podem ser tocadas, mas, outras que ninguém pode tocar.

Vamos aprender essa música?

Tá na hora do banho

Depois que a mãe da Juju cantou a música do banho, ela ensinou que se alguém vier no corpo dela é para ela gritar que não quer, fugir e contar para um adulto de confiança o que aconteceu. Que não devemos guardar esse tipo de segredo mas contar para que os adultos possam ajudar a afastar essas pessoas más de perto das crianças.

Depois da história a mamãe tinha uma surpresa para Juju:

- Uma capa

- Uma máscara

- Um brasão

(vista na boneca)

Mas porque será que a mamãe da Juju fez isso?

- Por que agora você é minha heroína a Super Juju! As super heroínas são muito corajosas e você vai precisar de coragem para fugir dessas pessoas que querem fazer o mal para as crianças.

Super Juju disse:

- E vou contar para todos as minhas amigas sobre as partes íntimas do nosso corpo que ninguém podem tocar, que existem pessoas muito más que querem fazer coisas que prejudicam as crianças. Agora eu sei que toda menina precisa ser uma super heroína para ter coragem fugir dessas pessoas más e contar tudo pra um adulto de confiança.

- Minha mãe me disse que as heroínas são muito corajosas e que nem sempre elas usam capas. Ela me falou dos heróis da Bíblia. Sobre a coragem dessas pessoas boas, que confiaram em Deus para enfrentar e mudar as coisas ruins que aconteceram com elas. Minha mãe me disse que nesse mundo onde vivemos ainda existem coisas que podem nos fazer muito mal.

Ela me falou da Rainha Ester, da juíza Débora, da serva de Naamã e de muitas outras que aparecem na Bíblia. E a partir de hoje eu quero ensinar as crianças a se defenderem e a cuidarem de si mesmas.

Vamos relembrar o que aprendemos com a Super Juju hoje?

Mostre na boneca as partes íntimas das meninas que ninguém pode tocar. Primeiro pergunte o nome que elas aprenderam, depois ensine o nome correto dizendo que nessas partes ninguém pode tocar. Elas devem dizer:

- Não! Eu não quero!!!