Educação Emocional

Atualizado: Jan 13



As crianças precisam conhecer suas próprias emoções, suas consequências e como lidar com elas.

Quando as ajudamos a reconhecer suas emoções estamos oferecendo a elas a educação emocional. Esse tipo de educação pode ajuda-las a se tornarem pessoas felizes, e com isso estamos também incentivando e investindo no o seu desenvolvimento.

Crianças que não desenvolvem sua educação emocional podem se tornar excessivamente vulneráveis aos conflitos tanto internos como externos.

"Toda criança precisa adquirir habilidade de responder com contundência aos ataques injustificados e ameaças que pode vir a sofrer, fazendo, se for necessário o uso dos que realmente tem autoridade nas situações. A criança deve aprender tanto a pedir justiça como a se defender por si mesma." (fonte: https://br.guiainfantil.com/blog/educacao/autonomiacomo-ajudar-as-criancas-a-resolverem-seus-conflitos/)


Compreender, expressar, contar e saber lidar com seus sentimentos é também de suma importância.

" Uma vez identificadas e compreendidas, precisamos saber lidar com elas. Sejam elas positivas ou negativas, é preciso rotular e dar nome a elas, para que possamos ser capazes de sempre localizá-las e verbalizá-las.

Chegado este instante, aparece o momento de aceitar as emoções, pois elas são legítimas e pessoais. É a parte na qual é preciso trabalhar o comportamento derivado delas. Assim, ajudaremos as crianças a não agir de forma impulsiva ou com pressa."

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/educacao-emocional-infantil/


A criança educada emocionalmente tem:

- Uma compreensão melhor de si mesmo,

- Ela sabe identificar sentimentos conflituosos,

- Tem uma boa auto-estima e pode aprender a resolver os problemas de seu dia a dia.

- Reconhece e supera sentimentos de desamparo, de falta de esperança e de desespero,

- Desenvolve o auto-conhecimento e construi uma identidade pessoal positiva.

Na hora de capacitar nossos alunos para a vida é importante que eles aprendam a traduzir seus sentimentos em palavras.

Fonte: https://soumamae.com.br/3-chaves-ensinar-as-criancas-expressar-os-seus-sentimentos/

Como nosso maior exemplo temos o menino Jesus a Bíblia relata que: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” Lucas 2.52 Ao lermos esse versículo da Palavra de Deus temos a ideia de continuidade de crescimento pela qual toda criança passa, seu desenvolvimento também é emocional. Jesus desenvolveu uma educação emocional saudável que o preparou para realizar uma grande missão em sua vida adulta.


Veja o vídeo:


Que Deus as abençoe.

Mara Melnik


#EducadorCristão #Liçãobíblica #ProblemasnoMinistérioUnfantil #CultoInfantil #Preparoparavida #EducadoresCristãos #bullying #MinistérioInfantil #EducaçãoCristã

0 visualização