É importante saber agradecer

Atualizado: Jan 13



As crianças que ensinamos no Ministério Infantil precisam aprender sobre o valor da gratidão. Porque digo isso? Frequentemente observo crianças que acreditam que seus pais existem somente para servir seus interesses próprios...Crianças que não conhecem o valor da gratidão. Você conhece alguma? Como devemos agir para ajudá-las?

Devemos ajudá-las a compreender o valor que existe na gratidão. Ensiná-las que somos mais felizes quando reconhecemos e agradecemos por tudo o que recebemos de Deus, dos nossas pais, amigos enfim, ter em nosso coração o desejo de agradecer e retribuir o bem recebido. A Bíblia tem muitos textos que falam de gratidão. Vamos trabalhar com as crianças o texto de Colossenses 3:15b:

" ...E sejam agradecidos." Colossenses 3:15

Temos uma história especial baseada no Salmo 138 que fala desse tema também.

Para começar essa história apresentamos sacolas que representam os sentimentos, emoções que as pessoas carregam dentro de si, e o efeito que isso provoca em suas vidas.


Tem pessoas que acham que nada vai dar certo. Elas estão sempre tristes e desanimadas. O pessimismo um peso muito grande para se levar. Essas pessoas não são felizes.


Outras carregam o medo que as atrapalha de fazer as coisas. Essas pessoas tem medo de tudo e isso ocupa toda a sua vida,


Outras carregam um fardo muito pesado de raiva. Essas pessoas são tristes e rancorosas e, não conseguem ser feliz também.Em suas vidas não existe espaço para o agradecimento e isso as torna muito infelizes.

O que todas essas pessoas tem em comum? Elas não sabem agradecer.

Essa é a primeira parte da história e o restante dela você pode ver no meu canal do Youtube.

A estratégia para ensinar sobre o agradecimento é o Salmo 138. Vamos retirar desse salmo de Davi expressões de agradecimento e com eles montar a Árvore do Agradecimento.


A cada expressão de gratidão vamos fazendo a aplicação prática na vida das crianças agradecendo pela segurança, pelo amos, pela fidelidade de Deus e assim por diante.

Para finalizar tem a parte prática onde cada criança precisa escrever ou desenhar os motivos pelos quais estamos gratos. Para essa dinâmica utilizamos o Pote da Gratidão.


Esse exercício vai ajudar as crianças a refletirem sobre os motivos pelos quais elas devem agradecer diariamente. O Pote da Gratidão deve ficar sempre a disposição delas a fim de

lembrá-las do valor da gratidão. Que as abençoe.


Mara Melnik


#EducadorCristão #aulabíblicainfantil #Liçãobíblica #CultoInfantil #Preparoparavida #professoresdoministérioinfantil #IdeiasMinistérioInfantil #MinistérioInfantil #EducaçãoCristã #PotedaGratidão

4,721 visualizações
@.png
caixa postal.png
redes-2.png
comunidade.png
WhatsApp-icone.png
redes-sociais.png
redes-3.png

© 2020 por Mara Melnik. Todos os direitos reservados.Termos de responsabilidade. Política de privacidade e cookies