A importante figura do Pai

Atualizado: Jan 13



Dia dos Pais chegando e as lojas não estão lotadas, nem enfeitadas, a mídia apresenta poucas propagandas sobre esse dia. O que está acontecendo? Alguns podem argumentar dizendo:

- Dia dos Pais é só uma data comercial, é só consumismo, isso não quer dizer nada.

Essa é uma meia verdade e, como “meias verdades” não existem, é uma mentira. A realidade que devemos encarar e refletir sobre ela é: a figura do Pai está desgastada no seio da família cristã também. Vejo nesse fato algo muito ruim acontecendo pois, o enfraquecimento da figura do Pai desestrutura e desestabiliza o modelo idealizado por Deus para a família.


Na família cada um tem um papel que deve ser desempenhado, a do Pai é amar, impor limites, estabelecer deveres, orientação para a vida e muitos outros de grande e insubstituível importância. Porém, quero destacar aqui a passagem de Mateus 3:17 onde Deus chama Jesus de Filho Amado que dá a Ele muita alegria.

" Este é o meu Filho amado, em quem me agrado". Mateus 3:17

Um Filho que agrada ao Pai, um Pai que se alegra com o Filho. Deus não o chamou de Messias, nem Salvador, nem de servo, e nem de profeta, mas de Filho. Essa passagem nos faz pensar no grande valor dessa relação: a de um pai com um filho. No Novo Testamento a Bíblia nos apresenta Deus com um Pai. Em Romanos 8:15 Paulo usa o termo, “Aba, Pai” que significa “papai” ou” meu paizinho”. A figura do pai terrestre remete a do Pai Celestial e o relacionamento dos pais com seus filhos certamente influenciará a imagem que ele terá do Deus Pai. Infelizmente a imagem de pai tem sido enfraquecida dentro das famílias, precisamos urgentemente resgatar a imagem do papel do Pai no seio familiar a fim de que, nossas crianças e futuramente os adultos não projetem imagens distorcidas do pai terrestre, transferindo-as inconscientemente para o Pai Celestial.


Os Pais têm a linda missão de projetar de alguma maneira a imagem de Deus Pai na vida de seus filhos. Hoje nesse Dia dos Pais queremos olhar para o maior e melhor exemplo de Pai: Deus Pai que está nos céus e para o maior e melhor exemplo de Filho: Deus Filho Jesus. Ao olharmos para a maneira como os dois se relacionavam podemos trazer excelentes exemplos para nossas famílias.



A Bíblia diz no Livro de Malaquias:

“Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; ...”

Malaquias 4:6a

Converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais pode significar relacionamentos onde haja amor incondicional, honra e respeito mútuos. Essa conversão nos ajudará também a transpor as barreiras geracionais que muitas vezes nos fazem ver, entender e conceber ideais tão diferentes de nossos pais.

Feliz Dia dos Pais!

Que Deus os ilumine e abençoe!

Mara Melnik

Veja esta Playlist com homenagem para o dia dos Pais



#diadospais

247 visualizações

 Brasil - Paraná - Curitiba: Caixa Postal 4029 CEP: 82501970  © Mara Melnik 2020 Todos os Direitos Reservados