Perigo para as crianças na internet

Atualizado: Jan 13


Será que podemos entregar um Smartphone com acesso a internet nas mãos de nossos filhos como fazemos com outro brinquedo qualquer?


Queridos pais vocês sabem o que seus filhos estão vendo na internet? Não se envergonhe se a resposta for NÃO mas, comece sim, URGENTEMENTE a monitorar esse uso na vida dele. A revista eletrônica Guia Infantil faz um alerta sobre esse os riscos e perigos dessa prática, a diretora da revista Vila Medina afirma "Usar ferramentas de comunicação na Internet como salas de bate-papo, e-mail e mensagens instantâneas podem colocar crianças em risco potencial de encontrar predadores online. O anonimato da Internet significa que confiança e intimidade podem desenvolver-se rapidamente online. Predadores tiram proveito desse anonimato para construir relações online com jovens inexperientes."


Ou seja estamos brincando com o perigo. A foto acima exemplifica muito bem o que estamos tentando falar: internet não é ambiente seguro para as crianças, muito pelo contrário, é com certeza um dos lugares mais perigosos onde eles podem brincar. Mas é também algo muito atraente para a criança pois, ela abre um mundo de possibilidades e descobertas para elas. A pergunta é:

- Será que elas estão preparadas para tudo isso? Eu tenho certeza de que não, por isso, precisamos monitorar e filtrar o que ela pode ter acesso.

O perigo ao qual me refiro no título é o uso imprudente da internet.

"Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas." Mateus 10:16

"Essa alegoria utilizada por Jesus quando conversava antes do envio de seus discípulos cabe muito bem nessa temática que estamos tratando. Os lobos, pessoas mal-intencionadas, estão também na internet. A orientação de prudência caí como uma luva aqui.

O significado de prudência é: "virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; cautela, precaução."(Fonte: Dicionário Google) Ser prudente como pais nos fará evitar as tristes inconveniências e perigos que o mal-uso da internet pode trazer. Os termos cautela e precaução também cabem bem para nós quando tratamos desse delicado assunto, eles remetem a prevenção, a cuidado e isso, na minha opinião pode evitar muitos problemas, dores e danos muitas vezes irreversíveis para nossas famílias." (Fonte: livro Chá de Bonecas e Encontro de Heróis)

Fica a dica para nós educadores, pais, professores, etc. Precisamos estar alertas com relação a esse assunto a fim de podermos proteger nossas crianças. Temos que trabalhar com a prevenção com diz a escritora Neide Lunas sobre o assunto prevenção: "Em relação a criança não basta somente informar, é necessário cuidar e promover a segurança da criança."(Fonte: livro Chá de Bonecas e Encontro de Heróis)

Promover a segurança de nossas crianças e nosso dever, essa é a vontade de Deus.

Referências

Revista Eletrônica Guia Infantil

(https://br.guiainfantil.com/estimulacao-infantil/379-as-criancas-e-a-internet-.html)

Melnik, Mara. Lunas, Neide. Livro Chá de bonecas e Encontro de Heróis Publicado o dia 25 Abril 2018 Projeto de Prevenção ao Abuso Sexual Infantil. Editora AD Santos, 2018.

#EducadorCristão #Preparoparavida #EducadoresCristãos #Cultonolar #MinistérioInfantil

103 visualizações

 Brasil - Paraná - Curitiba: Caixa Postal 4029 CEP: 82501970  © Mara Melnik 2020 Todos os Direitos Reservados