Sete passos para preparar uma boa aula



Otimizando seu tempo durante a semana.

Aproveite cada dia da semana para preparar uma aula maravilhosa!

Você vai ser o maior beneficiado! Muitos professores afirmam que “ a melhor maneira de aprender algo é ensinando outra pessoa.” Essa afirmação diz respeito ao princípio universal da semeadura apresentado no Bíblia em Lucas 6:38 “dai, e dar-se-vos-á;...” ou seja, primeiro Deus vai falar e ministrar em você querido Educador Cristão. Amém Senhor.


Sete dias da semana para preparar sua aula:

1º dia- Comece a semana orando a Deus e pedindo direção a Ele.

Nesse primeiro dia você deve também ler e começar a estudar toda a lição que você irá ministrar na vida de seus alunos. Estudar é “adquirir habilidade e/ou conhecimento.”

O ideal é estudar um pouco cada dia. Daí você pode dizer que não tem tempo e isso, pode ser organizado. Imprima ou coloque no seu celular o conteúdo a ser estudado. Aproveite o tempo que você tem livre durante o dia para ir conhecendo mais sobre o assunto.

2º dia- Pesquisa

Pesquise mais sobre o tema que você vai ministrar em blogs, sites, revistas, livros sobre a Educação Cristã. Lembre sempre conferir se o que está sendo dito segundo o que a Bíblia nos diz. Aqui temos que ser como os bereanos:

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade.”

Atos 17:11

3º dia- Comece a planejar quais recursos você vai utilizar.

Criatividade é a dica aqui. As histórias bíblicas podem ser ilustradas de várias maneiras. Não se prenda as figuras chapadas de papel. Use recursos tridimensionais feitos de objetos de usos doméstico como potes, pás, vassouras enfim o que você achar que pode te ajudar na ilustração do que você está ensinando. Aproveite os matériais recicláveis como caixas, embalagens, suportes, etc que podem virar lindos cenários, personagens...


4º dia- Hora de juntar as coisas: continue planejamento.

Comece a separar num planejamento como você pretende conduzir sua aula. Coloque no papel cada etapa que será realizada. Como os cânticos serão ilustrados? Quantos e quando os períodos de oração serão feitos? Essa ordem é muito importante. Ela te ajudará não somente no preparo, mas também na execução de cada etapa.

Todas as partes são muito importantes e precisam convergir para um objetivo somente: o que Deus quer que as crianças aprendam sobre a Palavra de Deus nesse dia. Se o objetivo é obediência todas as etapas devem ter esse princípio embutido nelas.

5º dia- Os detalhes que faltam.

Faça uma lista de tudo o que você está preparando e anote os detalhes que faltam. Essas anotações são importantíssimas pois as vezes precisamos de pequenas coisas para compor o que estamos planejando ensinar. As vezes é a massa de modelar do período de fixação, ou a moeda que vai ser usada no caça ao tesouro, ou talvez o pão para a explicação do significado da ceia.


6º dia- Hora de ensaiar.

Isso mesmo ensaiar! Por que não? No começo é uma excelente alternativa para os professores que estão começando. Isso trará segurança. No ensaio você vai fixando na sua mente tudo o que você precisa fazer. Sempre se pense que interrupções podem acontecer mas, se você estiver bem preparo vai tirar de letra. Tenho que confessar aqui que até hoje eu faço esse ensaio, seja com os cânticos, com as histórias bíblicas ou com outra parte que eu ache importante, eles me ajudam muito.

7º dia- Vá e confie em Deus.

Nesse dia pegue suas coisas e vá para a igreja. Chegue mais cedo para colocar tudo no lugar e orar com os auxiliares ou com os outros professores. Quando as crianças chegarem tudo precisa estar no seu devido lugar e você pronta ou pronto para recebe-las de braços abertos num gostoso: “sejam bem vindos!”

Deus vai usar sua vida poderosamente para abençoar cada aluno seu. Ele esteve através do Espírito Santo em cada etapa do que você fez. Os frutos serão maravilhosos, o ensino que você vai passar vai fazer o que apraz ao Senhor. Isso porque a Palavra do Senhor o disse:

“assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.”

Isaías 55:11

Conheça meus cursos online, o melhor preparo para um ministério infantil com excelência https://www.maramelnik.com.br/cursos


#aulabíblicainfantil #treinamentodeprofessores

0 visualização