Nossas crianças precisam aprender sobre leis?

Atualizado: Jan 13



Quem obedece à lei de Deus faz o bem e ama as pessoas.

“O que ama ao seu próximo não lhe faz nenhum mal. Pois o amor é o cumprimento total da lei.”

Romanos 13:10

As leis colocam limites e nossas crianças tem uma grande dificuldade de cumpri-los e aceitá-los. O simples fato de receber um não como resposta gera crises de choro, birras, brigas, resistências... enfim um descontentamento muito grande. Na verdade todos nós temos dificuldade com o não mas, o que pretendo conversar aqui é como lidar com essas situações.

Quando Deus entregou os 10 mandamentos para o seu povo uma parte dele começava com a palavra "não":

- Não terás...

- Não farás...

- Não tomarás...

- Não matarás... E assim por diante.

Com isso podemos concluir que o não é profundamente educativo. Ao ensinarmos sobre as leis de Deus para as crianças estamos educando-as e mostrando as elas quais os parâmetros que devemos seguir para adorar, seguir e servir a Deus.


"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6

O significado da palavra instruir é "ensinar como proceder" e a lei foi inscrita com esse propósito. Mas como ensinar sobre esse assunto?

Precisamos contextualizar o assunto de uma maneira que a criança entenda. Minha sugestão para os professores do ministério infantil é sempre ensinar o novo a partir de algo que ela já sabe e entende. Um exemplo muito bom que podemos utilizar são as normas de trânsito, muito presente no dia a dia da criança.

Comece perguntando sobre o que acontece quando um carro passa no sinal vermelho. Deixe as crianças conversarem sobre esse assunto. Você pode fazer essa introdução numa roda de conversa por exemplo.


Em seguida explique para eles que Deus também fez leis para o homem seguir a fim de que não aconteçam acidentes com ele. Podemos colocar o pecado como um acidente que atrapalha e muito a vida do cristão. Ensine sobre os dez mandamentos e sobre o novo mandamento que Jesus nos deu:

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." João 13:34


Segundo o advogado Raphael Swerts: "Em uma analise mais estrita das 10 Leis de Deus, e, apesar da evolução histórica, percebe-se que do quinto mandamento em diante, estão embutidos nas normas jurídicas atuais, principalmente no Código Penal Brasileiro que possui 361 artigos, dentre eles, ..." o mesmo diz também "... do quinto ao décimo, Deus na sua infinita sabedoria, atribuiu normas de conduta social para os povos, normas essas que em sua maioria perduram entre os séculos, fazendo que o convívio em sociedade tenha o mínimo de segurança a dignidade da pessoa humana (prevista na Constituição da República), moral e ética, uns para com os outros." Ou seja, as bases de nossas leis estão firmadas nos Dez mandamentos dados por Deus ao seu povo. Quando obedecemos as leis estamos também seguindo esses preceitos preciosos propostos por Deus.

A lei de Deus nos ensina como viver de maneira santa e agradável a Deus. Ela nos ensina a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo. Sendo assim é de suma importância que nós como professores trabalhemos esse conhecimento sobre as leis que Deus instituiu para nos proteger.

Fonte: http://raphaelswerts.blogspot.com.br/2011/

Abaixo uma linda sugestão para trabalhar o tema.


Fonte: http://www.daniellesplace.com/html/bible_themes_ten-commandments.html

#Dezmandamentos #professoresdoministérioinfantil #históriasbíblicas

0 visualização