A Educação Cristã pode ser terceirizada?

Atualizado: Jan 13



Essa semana li uma reportagem que me deixou muiiiito preocupada: “Cada vez mais escolas estão oferecendo o período integral ou de 12 horas na escola para bebês e crianças até 10 anos.” A cada dia que passa a escola tem assumido o lugar dos pais na vida das crianças. Minha ideia aqui não é criticar os pais que muitas vezes precisam desses espaços mas, é preciso refletir sobre o impacto que isso trará na vida dessas crianças. Digo isso porque me lembro do quanto eu gostava de ficar perto de meus pais quando era uma criança. Minha mãe trabalhava fora e eu ficava toda hora olhando para o portão para ver se ela estava chegando. Lembro também da tranquilidade e alegria que eu sentia quando ela estava em casa. Nossas crianças estão sendo privadas de ficar com seus pais. A vida está cada dia mais difícil de ser ganha e o que perdemos com tudo isso? Acredito que muitas coisas nem conseguiremos mensurar e isso é triste.

Hoje as crianças aprendem tudo com as tias da creche: comer, lavar as mãos, escovar os dentes, boas maneiras e a lista só aumenta. E a Educação Cristã? Também tem sido terceirizada?


Infelizmente sim. A Igreja tem seguido o ritmo do mundo e muitos pais acham que as crianças vão aprender os valores e os ensinamentos bíblicos da fé cristã na Igreja somente. Quero que paremos para pensar no quanto isso pode ser perigoso para as famílias cristãs pois, isso vai contra o que Deus nos ensina através de sua Palavra.

Ao longo das Escrituras Sagradas encontramos diversas passagens que demonstram que a família é o canal mais importante no ensino cristão das crianças.

“E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;...” Deuteronômio 11:19,20


Esse fato nos coloca como ajudadores desses pais, porém o que ocorre frequentemente é que os papéis são invertidos: os educadores cristãos assumem o papel de únicos transmissores da Palavra de Deus, implorando muitas vezes para os pais fazerem uma simples lição com seus filhos em casa. Como as coisas ficaram assim? Não sei responder, mas podemos nos esforçar para que essa difícil realidade mude.

Não pense que isso Educadores Cristãos nos destitui e nos exime de nosso papel e responsabilidade diante de Deus de ensinar os pequenos. Muito pelo contrário, o fato de ajudarmos as famílias a se conscientizarem sobre esse assunto nos torna mais fortes. Juntando esforços a Família e a Igreja podem desenvolver um excelente trabalho.

Precisamos nos lembrar constantemente: “Educação Cristã começa no lar.”

Vamos ajudar as famílias a assumirem essa santa responsabilidade?

#EducaçãoCristãnolar #Cultonolar #MinistérioInfantil #professoresdoministérioinfantil

245 visualizações

 Brasil - Paraná - Curitiba: Caixa Postal 4029 CEP: 82501970  © Mara Melnik 2020 Todos os Direitos Reservados